segunda-feira, 2 de julho de 2012

Configurando Launch4J para Maven

Launch4J é um aplicativo famoso usado para transformar arquivos JAR em arquivos executáveis para o sistema operacional Windows. É natural que se queira utilizar este aplicativo em conjunto com o Maven para gerar os arquivos finais do projeto para distribuição. Neste cenário, a intenção é atualizar sempre o número da versão e build do aplicativo automaticamente, antes mesmo de gerar o arquivo executável.

A primeira opção para rodar o Launch4J integrado ao Maven é a utilização de plugin. Nos links de referência, no final deste artigo, estão listados alguns websites para o plugin Launch4J para Maven e outros links com exemplos de uso.

A utilização do plugin pode ser mais limitada (ainda não testei) e ainda talvez se deseja utilizar a configuração já existentes do Launch4J do projeto, sem correr o risco de perder alguma configuração; este motivo justificaria a utilização do Launch4J era como um tarefa do Ant.  Não vou ensinar como criar este arquivo de configuração, pois já está razoavelmente documentado no próprio website do Launch4J. Assim, com um mínimo de adaptação, o Launch4J fica pronto para o Maven, como uma tarefa do Ant, como mostra o código abaixo:

<plugin>
    <groupId>org.apache.maven.plugins</groupId>
    <artifactId>maven-antrun-plugin</artifactId>
    <executions>
        <execution>
            <id>launch4j</id>
            <phase>package</phase>
            <goals>
                <goal>run</goal>
            </goals>
            <configuration>
                <tasks>                                
                    <copy file="config.xml" tofile="config-temp.xml"/>                                
                    <replace file="config-temp.xml" token="0.0.0.0" value="${project.version}.${BUILD_NUMBER}"/>
                    <taskdef name="launch4j" classname="net.sf.launch4j.ant.Launch4jTask" classpath="${launch4j.dir}/launch4j.jar:${launch4j.dir}/lib/xstream.jar" />
                    <launch4j configFile="./launch4j-client-temp.xml" jar="${project.build.directory}\my-application-${project.version}.jar" outfile="${project.build.directory}\my-application.exe"/>
                    <delete file="${project.build.directory}\my-application-${project.version}.jar"/> 
                    <delete file="config-temp.xml"/>
                </tasks>
            </configuration>
        </execution>
    </executions>
</plugin> 

Aqui, utilizei o plug-in Antrun.  Da linha 13 à linha 18 estão as configurações das tarefas Ant para execução.

A linha 13 copia o arquivo de configuração do Launch4J para um arquivo temporário, que é manipulado na sequência (linha 14). Neste arquivo, todas as sequências de caracteres 0.0.0.0 serão substituídas pelo número da versão do projeto (variável do próprio Maven: ${project.version}) e o número da build (variável do Hudson: ${BUILD_NUMBER}). Só lembrando, caso não esteja trabalhando com o Hudson, você deve remover esta última variável da composição dos números da versão do seu aplicativo.

A definição da tarefa do Launch4J é feita na linha 15. Pressupõe-se que o aplicativo esteja instalado no ambiente de execução do Maven. Aqui, a variável ${launch4j.dir} fora definida anteriormente no arquivo pom.xml do projeto com o caminho da instalação do aplicativo. Observe que tal variável aparece duas vezes no atributo 'classpath' desta linha.

Na sequência, linha 16, vem a chamada da própria tarefa definida da linha anterior. Esta tarefa demanda 2 atributos, sendo o nome do arquivo JAR e o nome do executável que será gerado. As variáveis utilizadas aqui são do próprio Maven.

As linhas 17 e 18 fazem uma limpeza: remove o arquivo JAR, que agora já está encapsulado como um arquivo executável, e depois remove o temporário criado na linha 13.

Conclusão

A solução apresentada para se trabalhar com Launch4J e Maven atende aqueles que estão começando a trabalhar tanto com um ou outro destes aplicativos, sem exigir muita configuração por parte Maven. O plugin Antrun utilizado para fazer toda a configuração é da Apache e portanto se espera uma compatibilidade com as futuras versões do próprio Maven, facilitando assim uma possível atualização de versão.

Referências

http://launch4j.sourceforge.net/
http://ant.apache.org/
http://9stmaryrd.com/tools/launch4j-maven-plugin/
http://mvnrepository.com/artifact/com.akathist.maven.plugins.launch4j/launch4j-maven-plugin
http://stackoverflow.com/questions/6060560/trying-to-integrate-launch4j-in-a-maven-project-using-alakai-plugin

Nenhum comentário:

Postar um comentário