Entre algumas ferramentas grátis que testei para auxiliar no gerenciamento do processo de desenvolvimento, o IceScrum foi a ferramenta que me deixou mais confortável porque implementa os conceitos da metodologia Scrum de forma concisa e quase natural.
Instalação & Configuração
A instalação da ferramente pode ser feita pela implantação de um arquivo WAR no Tomcat, ou noutro servidor compatível, ou então baixar a versão 'bundled' que já vem com o Tomcat embutido e executar scripts para execução.A versão atual R5#1.2 dispensa maiores configurações para banco de dados, pois utiliza o banco de dados embutido HSQLDB, também baseado em Java. Apesar desta facilidade, outras configurações ainda são necessárias e as instruções apresentada no site não são tão precisas. Tive problemas com as duas opções de instalação, mas consegui colocar em funcionamento apenas a versão 'bundled' após diversas tentativas (mas isso está fora do escopo deste artigo). O fórum de suporte da ferramenta ajudou, mas tem várias respostas dos próprios administradores do fórum sem explicações técnicas sobre o problema, apenas indicando um download para resolvê-lo.
Funcionalidades
Mesmo não registrado no sistema (logado), qualquer pessoa pode visualizar parcialmente os projetos cadastrados. Esta visualização parcial significa ver o painel inicial do projeto, os registros de atividades e incluindo os gráficos, a área livre (sandbox) e a lista do produto (product backlog); também é possível ver a estórias detalhadamente.Ainda, qualquer pessoa que acessa o sistema pode fazer um registro, criar um projeto e montar uma equipe para este projeto adicionando usuários cadastrados na ferramenta ao projeto.
Somente após pesquisar no fórum de discussão da ferramenta, descobri que existe um usuário administrador. Este usuário consegue acessar todos os projetos, aparentemente sem restrição, mas não tem o controle dos usuários cadastrados. Isso chegou a ser um problema para mim, pois, aqui, um desenvolvedor chegou a esquecer a identificação e senha da própria conta; eu não tive como pesquisar a sua identificação no sistema, para que mais tarde, o próprio usuário pudesse fazer a sua recuperação de senha.
Gostei bastante da possibilidade de criar estórias por qualquer membro da equipe, ficando estas estórias numa área livre esperando aceitação do dono do projeto ou scrum master. Uma estória pode ser priorizada e também estimadas por 'story points' após aceita. Também é possível adicional testes de aceitação à estórias.
As iterações são programadas de forma fácil, onde as estórias aceitas e estimadas (atribuição de peso) são listadas e adicionadas à iteração via drag-and-drop. A partir de uma estória, criam-se as tarefas que automaticamente assumem a coluna 'Para Fazer' do painel de iteração.
A imagem ao lado mostra o painel de um projeto em andamento; nomes de projeto, de algumas tarefas e de colaboradores foram ofuscados por motivos óbvios! Os post-its das tarefas apresentados no painel podem ser movidos entre as colunas 'Para Fazer', 'Em Andamento' e 'Concluído' via drag-and-drop
Os desenvolvedores do projeto devem mover uma tarefa com estado 'Para Fazer' para a coluna 'Em Andamento'; automaticamente o sistema associa o desenvolvedor à tarefa. Uma vez a tarefa concluída, o post-it deve ser movido para a coluna seguinte. Muito intuitivo!
Problemas...
Uma desvantagem da ferramenta é a quantidade de memória alocada para sua execução. O tamanho de 512 MB é a quantidade mínima recomendada, mas eu tive que alocar um pouco mais. Para fazer isso na versão 'bundled' foi preciso modificar os scripts de execução do Tomcat, o que não está prontamente documentado no site da ferramenta!Em alguns momento, a ferramenta travou, mesmo com mais de 512MB de memória alocada. Apenas dois projetos com pouquíssimas estórias e tarefas estavam cadastradas na ferramenta. Ainda estou acompanhando e analisando a frequência deste tipo ocorrência.
Ainda, mensagens de erro com a conexão com banco de dados foi apresentada, todavia não foi notado maiores problemas além da mensagem.